Segundo governo, Ilhéus amplia percentual de cadastros no Sisvan
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (MDS), no último ano, Ilhéus apresentou a ampliação da cobertura do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), uma das condicionalidades para assegurar o benefício do Bolsa Família. Em janeiro de 2013, o percentual de crianças e gestantes com monitoramento do peso, cadastrado no sistema, era de 6%; no mesmo mês, em 2014, o ministério apontou uma cobertura de 27,45% do total de famílias que participam do programa.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, o objetivo da SDS é atingir o total de 80% de cadastrados no Sisvan até o final deste ano. “Para isso, iniciamos na última segunda-feira, dia 27, no distrito de Banco Central, uma ação intensificando o serviço de pesagem dos beneficiários”, frisou Ocké. Conforme o titular, a secretaria elaborou um cronograma até março, nos distritos e bairros ilheenses de maior concentração de famílias inseridas no programa.
Condicionalidade - Assim que os cidadãos passam a receber o benefício do Bolsa Família, eles assumem o compromisso de manter as crianças e jovens na escola e de fazer o acompanhamento da saúde, através do Sisvan. Segundo Jamil Ocké, a média nacional de cadastros no sistema informada pelo MDS, que é de 73,12%, é uma realidade que precisa ser alcançada pelo município. O secretário informa também que Ilhéus tem hoje 88,26% de frequência escolar, estando acima da média nacional, que é de 84,63%.
Os cidadãos devem realizar sempre a pesagem de crianças até os sete anos de idade e das gestantes, para que o benefício do Bolsa Família não seja bloqueado ou suspenso. A ação pode ser feita nos Postos de Saúde da Família do município, e o usuário deve ter em mãos toda a documentação pessoal. Em períodos regulares, a pesagem também é feita nas sedes dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) localizadas nos bairros do Banco da Vitória, Barra, Olivença, Teotônio Vilela e Nossa Senhora da Vitória.
Cronograma de acompanhamento nas comunidades – Nesta segunda-feira, dia 3, agentes da SDS iniciaram o serviço de pesagem no Banco do Pedro. Na próxima quarta-feira, dia 5, a ação será em Castelo Novo e na sexta-feira, dia 7, na comunidade de Itariri. As atividades prosseguem no dia 10, no São José; dia 12, em Ribeira das Pedras; dia 14, na localidade de Lagoa Encantada. No dia 19, a equipe estará em Juerana; dia 21, em Sambaituba; 24, Aritaguá, e para finalizar o mês, dia 26, em Carobeira.
A programação continua em março: no dia 10, no distrito de Japu; dia 12, em Maria Jape; 14, no Couto; 17, em Santo Antônio; 19, no Rio do Engenho; 21, em Repartimento; 24, em Acuípe; 26, em Santaninha, e nos dias 28 e 31, em Olivença.